Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?


Dome sua memória

Já pensou em decorar tudo o queprecisa? Um brasileiro de 27 anos,campeão em provas de memória,ensina segredos para você conseguira façanha num piscar de olhos

Imagine-se indo ao mercado, com a responsabilidade de trazer oito itens: leite, massa de tomate, cebola, bolacha água e sal, detergente, sabonete, papel higiênico e lâmpada. Sem anotá-los em papel, qual a chance de voltar para a casa com toda a compra?

Poucas, responderia a maioria dos mortais. Tente recorrer, então, a uma historinha bem absurda, como: "A filha do vizinho queria tomar leite misturado com massa de tomate e comer bolacha água e sal coberta por pedacinhos de cebola. Mas sua mãe lhe mandou tomar banho. Em vez de sabonete, ela preferiu usar detergente. A coisa grudou no corpo e a menina teve de retirá-la com papel higiênico. Fez tanta força que quebrou a lâmpada". Não ficou bem mais fácil memorizar a lista? Então pode seguir sem erro para o mercado, porque será quase impossível esquecer algo. Isso porque este é o método mais usado por quem quer decorar rapidamente qualquer coisa. Qualquer coisa meeeesmo!

É o que garante Alberto Dell'Isola Medeiros, 27 anos, mentatleta (atleta da mente), de Belo Horizonte (MG), considerado uma das melhores memórias da América Latina. No fim de agosto, ele participará do Mundial de Memória em Bahrein, no Golfo Pérsico, representando o país. Autor de Supermemória, Você Também Pode Ter Uma (produção independente, R$ 39, veja abaixo como comprar), é ele quem dá as dicas que podem ser aplicadas no nosso dia-a-dia:

Três hábitos de ouro
Eleja um motivo de interesse: se você detesta geografia, pense o quanto vai gostar de ser aprovada no vestibular e faça disto a razão de seu trabalho.
Aja sempre de maneira repetitiva: crie uma rotina, como colocar as chaves de casa sempre em cima da mesma mesa ao chegar do trabalho.
Confie na memória: é fato que quem não acredita no poder de sua mente é o que mais esquece das coisas. Por isso, não tenha medo de errar.

Recorra a cartões
Para informações que devem ser memorizadas a longo prazo - como regras a ser usadas em alguma prova ou concurso -, a técnica chamada flash cards mostrase eficaz. É o seguinte: pegue uns 10 ou 15 pedaços de papel e escreva diferentes informações em cada um deles. Guarde-os na bolsa ou na carteira e releia-os algumas vezes durante o dia. "No final da semana, você terá repetido umas 70 vezes. Avalie o que já memorizou e substitua por textos novos", ensina o mentatleta.

Revise e revise
Perdemos até 80% dos detalhes sobre o que aprendemos após 24 horas. "A única forma de contornarmos isso é com revisões sistemáticas", afirma Medeiros. Dessa forma, é preciso rever o material estudado, respeitando-se intervalos de dez minutos, 24 horas, uma semana, quatro semanas e seis meses após o aprendizado inicial.

Distração? Mais atenção!
Se você se considera distraída e esquecida, saiba que só vai resolver o problema criando uma rotina de repetição e, literalmente, prestando atenção nos seus atos. Em vez de voltar para casa só para conferir se realmente trancou a porta, siga o mesmo procedimento - algo como fechar a porta e colocar a chave sempre no bolso de fora da bolsa. Ou, ainda, crie associações conscientes que remetam à tarefa. "Para não esquecer de pagar o telefone no dia do vencimento, pense no que faz ou vê ao sair de casa. Se é a fechadura (que deve ser trancada após sair), imagine uma conta tamanho gigante tentando passar pelo buraco em que cabe só a chave. Ao sair de casa, você se lembrará desta situação", ensina o expert.

1 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Vim visitar seu blog e dizer que você está entre os meus favoritos no blogblogs, peço que visite meu blog e me favorite no blogblogs também.
Vou ficar esperando