Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?


Os televisores de plasma (plasma display panels ou PDP) e cristal líquido (LCD) disputam no mercado a preferência dos consumidores. Eles encantam pelo conforto que oferecem aos olhos, mas suas telas sofisticadas são mais delicadas e exigem cuidados especiais na hora da limpeza, bem como uso de produtos adequados. O WNews dá algumas dicas de como esse trabalho deve ser feito. As mesmas recomendações valem também para os monitores de computadores LCD.

Até o primeiro semestre do ano passado, os televisores de LCD representavam 72,2% das TVs vendidas no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa GfK. Os modelos de plasma ficaram com 26,6% e as convencionais de tubo responderam apenas por 0,7% do mercado.

As pesquisas mostram que os consumidores estão preferindo mais as novas tecnologias e que o LCD está se popularizando nos lares brasileiros. Mas muitos ainda não sabem como conservar as telas desses aparelhos. Veja a seguir como fazer a faxina sem danificar o seu monitor.

Antes da limpeza

Especialistas aconselham antes da limpeza da tela que seja feita a remoção da poeira com um pincel antiestático. A sujeira deve ser retirada delicadamente, pois o pó ao ser esfregado se torna uma espécie de lixa e risca a tela.

Retirado o pó, passe no monitor um tecido limpo e macio (o mais recomendável é a microfibra), levemente umedecido com uma solução detergente neutra. Evite produtos de limpeza abrasivos ou solventes, como o álcool e a benzina. Passe o pano lentamente pela tela, sem pressioná-la.

Produtos adequados

Há kits de produtos à venda no mercado próprios para a limpeza de aparelhos com telas mais delicadas. Porém, manuais dos fabricantes TVs de LCD e plasma não trazem instruções sobre o uso desse tipo de material.

Algumas indústrias indicam o uso de produtos especiais. A Philips, por exemplo, informa que comercializa no mercado um spray específico para limpeza das telas LCDs e plasmas.

Outra dica dos especialistas para conservação das telas é que os usuários evitem passar os dedos sobre elas. Embora, não haja restrição para isso, eles podem borrar a imagem. Por ser uma superfície delicada, não se pode encostar constantemente as mãos na tela para não riscá-las nem danificá-las.

Reposição pode sair caro

É importante que o consumidor aprenda a preservar a tela da sua TV, pois nem todas podem ser repostas. No caso das tecnologias LCDs, por exemplo, há diversos tipos no mercado, com vários acabamentos e películas. Entretanto, não podem ser trocadas independentemente do próprio display. Ou seja, o dispositivo não tem conserto.

Já os donos de televisores de plasma devem tomar um cuidado especial, pois o acrílico que protege a frente do display normalmente conta com uma película antiglare, que diminui os reflexos do ambiente na tela.

Diferentemente do LCD, as telas de plasma podem ser substituídas, mas a reposição pode sair caro. A compra de uma tela nova pode custar metade do preço do aparelho, segundo William Correa, técnico da Personal Video Service, assistência técnica autorizada da Sony.

0 comentários: